segunda-feira, 24 de setembro de 2018

FLORESTA

FLORESTA - TEXTO 1

(Esse texto surgiu da minha iniciativa de buscar dados e informações sobre temas relevantes para nosso país, que nos auxilie a PENSAR sobre qual candidato merece nosso voto nessas eleições e que nos leve a REFLETIR sobre o que queremos para nosso futuro. NOSSO futuro! O qual devemos participar ativamente da construção sem permitir retrocessos em todos os direitos que já adquirimos!)

Eu acredito que informação é extremamente importante pra gente tomar qualquer decisão, então me propus a disponibilizar na minha página algumas informações que eu considero bacanas pra gente analisar e questionar o que nossos candidatos pensam sobre o assunto. Vou trazer links de fontes seguras, sem jornalistas ou comediantes como intermediários, eu mesma vou pesquisar e vou disponibilizar aqui. 

O primeiro deles, como não poderia deixar de ser, faz parte do meu trabalho nos últimos 6 anos, um trabalho que realizo com muito orgulho e paixão, os dados de desmatamento da Amazônia no nosso país. 

No link abaixo você encontra gráficos dos dados que foram mapeados anualmente desde 1988 e você pode analisar os picos com as maiores taxas bem como os momentos em que nosso país conseguiu diminuir o desmatamento.Se você clicar no gráfico de pizza ao lado do primeiro gráfico de barras, terá acesso aos dados por estado e, se você mora em um deles, poderá analisar melhor a sua realidade local e tomar decisões sobre deputados e governadores.
Além dos gráficos, a política de transparência do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) disponibiliza as imagens do satélite Landsat, com as quais foram realizados os mapeamentos anuais, a metodologia utilizada e os aplicativos, tudo de forma gratuita. Assim, com um pouco de conhecimento na área, qualquer cidadão do mundo pode baixar os dados e comprovar a veracidade dos números disponibilizados no gráficos.
Quando a gente fala em diminuir o desmatamento a gente não está falando somente de uma floresta que continua a existir para as gerações futuras, de toda a sua biodiversidade e de todo o potencial biológico dela, isso por si só já seria de extrema importância para o planeta. Quando falamos de diminuir o desmatamento, falamos também de milhares de pessoas que vivem dessas florestas e de projetos extrativistas e de desenvolvimento sustentável, falamos do aporte de milhões em recursos advindos de acordos internacionais preocupados com as mudanças climáticas e isso movimenta nossa economia, fomenta pesquisa e financia projetos de desenvolvimento sustentável no pais, gerando conhecimentos, empregos e contribuindo para diminuir a pobreza e a desigualdade em vários níveis, sem falar claro, de preservar uma das maiores riquezas do nosso país, que é a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia! Uma das minhas paixões!

Para finalizar acho importante destacar que em 2004 o governo brasileiro criou o PPCDAm, que é um Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia que, você pode observar nos gráficos, foi fundamental para diminuir o desmatamento nos últimos anos. Mas não basta, o desmatamento precisa continuar diminuindo e aí entra minha pergunta, o que seus candidatos pensam a respeito disso? Quais os pontos relevantes dos planos de governo que dizem respeito ao meio ambiente e em específico à preservação da Amazônia? Quais são as propostas para que o desmatamento continue a diminuir até chegarmos ao desmatamento zero?
Agora é com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário