quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Profissão: Bióloga!

Dia 05 de dezembro fez 17 anos que eu defendi meu TCC e cumpri com o último dos requisitos legais para receber meu título de bacharel em Ciências Biológicas e, desde então, quando perguntam pela minha profissão, a resposta é “sou Bióloga”!
Baita orgulho desse título! 
O elogio que mais gosto é quando uma pessoa, ao saber de minha profissão, solta frases do tipo “Eu já sabia, sua cara é de bióloga mesmo” “Nossa, você tem a maior cara de bióloga!” Adoro ter cara de bióloga, alma de bióloga, coração de bióloga!
Aprendi esse amor pela natureza com meu pai, que me levava pro mato com um binóculo alemão antigo que ele tinha, relíquia da Segunda Guerra, e ficávamos horas observando os pássaros! Ele, que me levava pra tomar banho de cachoeira, caminhar na floresta, fazer trilha na serra da Mantiqueira, admirar o mar de Ubatuba. Aprendi com ele, olhando estrelas e vaga-lumes, apreciando as chuvas e respeitando as tempestades. Meu pai! Sempre ele! Que me ensinava na vida aquilo que havíamos visto juntos nos livros!
Hoje, olhando meus vizinhos pássaros cantando na persiana da minha janela (aquele casal que fez o ninho aqui do meu lado) eu descobri que os observo com o mesmo encantamento da minha infância, e fico muito feliz porque isso me faz perceber que os atropelos da vida, as pedras do caminho, os tombos e rasteiras não conseguiram (e nunca conseguirão) tirar isso de mim... O encantamento pela vida! Meu pai conseguiu enraizar esse amor pelo belo e pela natureza de forma tão intensa que nada poderá arrancar... É árvore de raiz profunda, tronco vigoroso e copa frondosa, floresce e frutifica a cada estação!

E nessa minha profissão de bióloga também fui me tornando um pouco professora e um pouco pesquisadora, um pouco poeta e mais recentemente um pouco fotógrafa também, numa simbiose harmônica de atividades que me dão muito prazer e me ajudam a manter aquela minha convicção juvenil de poder mudar o mundo! 

Sim, aquela menina que defendia o TCC lá nos idos de 1997 sonhava em mudar o mundo... no meio do caminho ela descobriu que só poderia mudar o mundo a partir de si mesma e desde então colocou a mão na massa! Ela foi professora de biologia do ensino público, mapeou a Mata Atlântica na Serra da Mantiqueira, trabalhou com gestão da água e como voluntária de projetos comunitários em Santa Catarina e hoje ela salva um pouquinho da Amazônia todos os dias, em Belém do Pará. Ela realmente gosta daquilo que faz! E ela realmente acredita que o mundo possa mudar... Acredita que um mundo sustentável seja possível! Um mundo justo! Um mundo onde todas as pessoas parem para observar embasbacadas o canto de uma ave em vez de colocarem veneno para que elas não pousem nas árvores. Um mundo com mais flores e menos armas! Um mundo com observadores de pôr-do-sol e de praias desertas, ouvindo mais o som da natureza e menos o ruído histérico dos nossos centros urbanos!



Por tudo isso hoje é dia de gratidão, a todos que me ajudaram na construção desse caminho profissional que me faz realizada e feliz! São muitas as pessoas que eu teria que agradecer, amigos e colegas do tempo da faculdade, professores e orientadores, da graduação, do mestrado e do doutorado, companheiros de jornada nessa briga pela natureza, alunos que encontrei pelo caminho e que muitas vezes mais ensinavam que aprendiam. Obrigada!

Sozinhos não somos nada mesmo, a nossa maior beleza está nos outros, naquilo que eles deixaram de bom e de belo quando passaram pelas nossas vidas, naquilo que eles deixam de bom e de belo todos os dias ao permanecerem nos nossos corações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário