quarta-feira, 14 de abril de 2021

A melhor posição fisiológica (e política) para uma gestante dormir!

Vou começar dizendo que alguns médicos irão falar que não há diferença fisiológica (ou política) para a posição que uma gestante deve dormir! Fuja desses médicos, são os mesmos que andam prescrevendo cloroquina por aí!

A posição que a gestante dorme (e pensa) é extremamente importante para o desenvolvimento do bebê e para a tranquilidade do sono, principalmente! Sim, existem aspectos fisiológicos que explicam essa questão.

O lado direito é o lado de oprime, comprime, reprime! Quando escolhemos esse lado estamos comprimindo a veia cava inferior, que leva o sangue para o coração. Isso diminui a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebê. O lado direito também aumenta a azia que a gente sente, pois em função da posição e formato do estômago, há maior probabilidade de que o suco gástrico, cheio de ácidos, suba para o esôfago e cause refluxo e mal estar. A direita diminui o fluxo sanguíneo, causa azia e mal estar, sim!

No centro, com a barriga para cima, a grávida pode sentir falta de ar, sudorese fria e enjoo. O fluxo sanguíneo também pode ser prejudicado e a falta de posicionamento pode trazer aquela tão conhecida dor de cabeça, afinal, quem se omite em situações de opressão escolhe o lado do opressor!

Então, qual a melhor posição fisiológica (e política) para uma gestante dormir? A resposta é à esquerda! Dormir do lado esquerdo permite que o fluxo sanguíneo flua com liberdade, a veia cava inferior estará livre para levar a quantidade necessária de sangue oxigenado para todo o corpo materno, incluindo o útero e o bebê. O estômago ficará com sua abertura mais alta e não permitirá o refluxo dos ácidos estomacais, a respiração será facilitada, diminuindo a falta de ar... 

Mas Janaina, você vai mesmo politizar o momento sublime que é a maternidade? Se você pensou nessa pergunta, por favor, guarde-a para você! E eu respondo: Vou, vou sim! Vou, com certeza! 

Porque esse momento sublime está sendo vivido durante a maior pandemia mundial dos tempos modernos e temos um presidente incompetente, cuja gestão da crise foi, e está sendo, a pior do mundo! Um presidente ignorante, que desconsidera a ciência, ignora a gravidade da situação e age como um moleque despreparado, que ele é!

Vou sim! Porque gestantes possuem 70% mais chances de desenvolver a forma grave da doença e deveríamos estar sendo vacinadas junto com o grupo prioritário!

Vou politizar sim, porque mesmo que eu desconsidere a pandemia, a situação das mulheres, gestantes e mães no nosso país é lastimável! A fome no Brasil é feminina, quem passa fome são mães e seus filhos abandonados a própria sorte por homens e políticas públicas! A situação da mulher que trabalha é terrível, empresas oprimem essas mulheres e o presidente assina embaixo afirmando que temos que ganhar menos, afinal a gente engravida! 

Vou, vou e vou... Nossa licença maternidade é de ridículos 4 meses, e na grande maioria das vezes as mulheres são demitidas após esse período!

Vou! Vou mesmo! Temos uma das maiores incidência de violência obstétrica e cesáreas do mundo! Não somos ouvidas, somos mutiladas, somos desconsideradas...

Vou... porque não elenquei aqui nem a metade dos argumentos que eu teria!

Então eu vou, vou politizar minha gestação inteira. No útero Joanna já vai saber o lado certo pra gente dormir! As lutas que devemos lutar! E viva o SUS, a ciência e a veia cava inferior, que fica livre quando escolhemos deitar à esquerda e permite que minha filha receba todo o oxigênio que ela precisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário